O fascínio de uma torcida

Postado por Tatiana Rodrigues | segunda-feira, julho 14, 2008 | 10 comentários »


Não sou fã de esportes. Sempre fui péssima em tudo que envolve esforço físico e não sou das mais pacientes pra ver jogos na TV. Mas uma coisa me fascina de uma forma que ainda não sei como expressar: ir ao mineirão ver o galo jogar e ao mineirinho ver a seleção de vôlei.
Não vou entrar na questão de competências, vitórias ou perdas, até porque se fosse falar disso, não escolheria hoje, já que não nos demos muito bem no clássico futebolístico.
O objeto do meu fascínio e que me tira a concentração das próprias partidas é a torcida. Chega a ser mágico pessoas diferentes, com histórias e motivações distintas reunidas em uma só paixão. O grito uníssono de comemoração, raiva, motivação traduz o envolvimento de cada um ali com o mesmo objetivo: a vitória.
Me tira o fôlego ver a massa preta e branca fazendo a ôla e entoando o hino da nação alvinegra. Ou a torcida verde e amarela continuando a cantar o hino nacional ao parar o som e numa demonstração de patriotismo dizer "pátria amada Brasil".
Uma reunião de almas que encanta cada vez que presencio! Pra quem nunca teve o prazer de sentir essa emoção, recomendo que vá. Naquela listinha de três coisas que se deve fazer durante a vida (ter um filho, plantar uma árvore e escrever um livro), acrescento ir a um estágio de futebol ou a um ginásio ver a seleção. Garanto que é uma lembrança que será guardada por muito tempo.

10 comentários

  1. Jonatas Fróes // 15 de julho de 2008 às 15:29  

    Acho muito legal a movimentação das torcidas nos estádios também, e como você não sou lá muito fã de esportes. Fui apenas uma vez ao estádio, ver um jogo do São Paulo e Cruzeiro. É incrível quando rola um gol! A torcida grita, o som reverbera e todo o estádio treme de felicidade! Só vivendo para entender mesmo hehe...

    ;*

    http://musica-holic.blogspot.com/

  2. Dário Souza // 15 de julho de 2008 às 17:31  

    Brasileiro so sente orgulho de cantar o hino no futebol,é triste saber que a maioria das pessoas sao assim.

  3. Descharth // 15 de julho de 2008 às 18:28  

    Voc~e disse tudo... fazer um filho, escrever um livro plantar uma avore e

    Assistir a um jogo em um estádio lotado

  4. "O Autor", // 15 de julho de 2008 às 21:41  

    Nunca fui a um estádio, mas também acho legal isso. No entanto, penso que as pessoas deveriam cultivar a mesma energia para outros interesses, como por exemplo, a busca por uma melhor qualidade de vida em nosso país.

    No jogo Flamendo x Vasco, 60 mil pessoas estiveram no maracanã.

    Mas convida essas mesmas pessoas a participarem de uma minifestação para arrecadar alimentos que serão doados a família necessitadas.

    Garanto que nem 20% desses 60 mil estariam presentes.

    Escreve de forma louvável!

    Excelente Blog!

  5. Gisa Simpson // 16 de julho de 2008 às 01:46  

    tá melhor que eu... eu não tenho paciencia de ver nada que tenha a ver com esportes... nem mesmo atletas saradões... rsrsr prefiro os gordinhos :)

    abraços, boa quarta!

  6. Valfredo Mateus // 16 de julho de 2008 às 02:05  

    nãaaa!
    eu nunca entendi...
    melhor ler um livro, escutar música, sair com os amigos pra tomar uma gelada...
    rsrsrsrrs.
    abraço!

  7. Anônimo // 16 de julho de 2008 às 16:06  

    husuhasuhsuaha
    seu olho peciso fico puxado pra ver?
    husauhasuhsa
    seu blog ta muito bom

  8. João Rafael // 17 de julho de 2008 às 15:29  

    esqueceu de uma coisinha na lista....uma não, duas.....Ir a uma festa belmirística (isso poucos poderão realizar!) e virar andarilho por um tempo!

  9. Victória D. // 23 de julho de 2008 às 12:02  

    Nunca fui fã de esportes, nunca me esforcei para tal, e não tenho muita paciência. Mas de alguma forma vôlei me atrai, e não sei explicar isso. Muito bem escrito o texto...


    Abraços.

  10. Cintia Pereira dos S. Machado // 24 de julho de 2008 às 20:52  

    A mesma sensação que vc tem ao ver o Atlético jogando, é a que eu tenho quando assisto um jogo do Flamengo ou uma corrida de Fórmula 1. Paixão não se explica! Sentimos e pronto. Vencer ou perder faz parte da vida de todo apaixonado.